O PANACEIA DELIRANTE

O Panacéia Delirante é formado pelas cinco atrizes (e amigas), Camila Guilera, Jane Santa Cruz, Lara Couto, Lílith Marques e Milena Flick.
Graduadas em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, trabalham juntas desde 2006. 

Em 2008, quando propuseram a professora doutora Hebe Alves, o desenvolvimento de um projeto para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) – UFBA, com a intenção de aprofundar seus estudos sobre praticas e técnicas de interpretação teatral, iniciaram seus trabalhos de grupo - surgia o projeto: 

Da Negação do Amor: Um Estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues

Com a posterior aprovação do projeto no PIBIC, Hebe ‘batizou’ o grupo de Núcleo de Estudos, Processos e Criação da Cena. Desde então, a professora (também diretora teatral) trabalha com o Núcleo, desenvolvendo uma pesquisa teatral contínua e realizando, com regularidade, atividades de diálogo com a sociedade.

No ano de 2010, com os projetos das cinco se expandindo para alem das fronteiras da Universidade, as atrizes resolveram ‘rebatizar’ o grupo com o titulo de Panacéia Delirante, tornando-se independentes do Núcleo, que agora prossegue seu caminho com novos alunos – bolsistas de Iniciação Cientifica também orientados por Hebe Alves e que se incorporaram ao projeto de pesquisa.  

Ainda em 2010, o Panacéia compôs o elenco do espetáculo QUATRO MENINAS – com texto de Pablo Picasso e direção de Rita Rocha, a peça esteve em cartaz no mês de Julho (2010), no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA.

No mês de agosto, o grupo estreou o espetáculo DOROTÉIA – a primeira realização do Panacéia Delirante - Texto de Nelson Rodrigues e no elenco as cinco atrizes do grupo. 

O espetáculo, que foi contemplado com o Premio Myrian Muniz de Teatro 2009 (FUNARTE), estreou no Espaço Cultural da Barroquinha, na cidade de Salvador -BA e, em janeiro de 2011, esteve em cartaz no Espaço Xisto Bahia, realizando a sua segunda temporada. 

Em Setembro de 2010, o grupo participou do XIV Encontro Nacional dos Estudantes de Arte (ENEARTE) apresentando sua pesquisa científica através de uma célula do espetáculo DOROTÉIA, seguida de explanação e debate público. 

O programa Minutos de Poesia é o primeiro trabalho radiofônico do Panacéia Delirante e foi contemplado pelo EDITAL de APOIO À PRODUÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), na categoria de Programas Radiofônicos de Poesia. 

Sob a direção artística de Gideon Rosa e as participações especiais de Harildo Déda e Yumara Rodrigues, Minutos de Poesia será transmitido pela Rádio Educadora FM.

Mais informações no blog do grupo: