CONTISTA,
PROFESSOR
ROMANCISTA,
ENSAÍSTA e POETA BAIANO DA NOVA GERAÇÃO!
Aleílton Fonseca nasceu na cidade de Firmino Alves (BA) no ano de 1959 e, atualmente, é professor de literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana onde leciona a disciplina Literatura Brasileira.
Começou a escrever seus primeiros versos com apenas quinze anos! As temáticas das suas poesias eram a natureza, os sentimentos e o amor...
Os primeiros trabalhos literários do poeta Aleílton Fonseca começaram a ser publicados em 1978 em importantes jornais daqui da Bahia, como o “A Tarde”, que publicou o conto “Eleição”, o extinto “jornal da bahia”, que publicou o poema “Sorriso de Criança” e o conto “Traição na Zona do Cacau” e não podemos esquecer do também extinto “Jornal da Manhã” - de Ilhéus (BA) - que em suas páginas publicou diversos contos e poemas de Aleílton Fonseca!
O poeta lançou seu primeiro livro de poesias em 1981, nessa época ele tinha apenas 21 anos!
O nome do livro?
“Movimento de Sondagem” - o segundo volume da “Coleção Novos” lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia!
É importante dizer que antes mesmo de “Movimento de Sondagem” ser publicado, recebeu menção honrosa no prêmio literário promovido pela Universidade Federal da Bahia.
A partir daí, a obra literária de Aleilton Fonseca não parou de ser produzida e publicada!
Em 1984 ele lançou “O Espelho da Consciência”, dez anos depois, editou o metapoema “Teoria Particular, Mas Nem Tanto do Poema ou Poética Feita em Casa”, e em 2006 Aleílton Fonseca publicou poemas em francês na edição especial da revista Autre Sud, de Marselhe.
O poeta, hoje com 51 anos, é um dos destaques da poesia baiana e brasileira! Os temas de suas pesquisas atuais são experiência urbana, literatura e meio ambiente.
Aleílton Fonseca é membro da Academia de Letras da Bahia e da Associação Internacional Da Crítica Literária Na França.
Se você ficou interessado e quer ouvir um dos poemas deste artista baiano, fique ligado no Minutos de Poesia!
De segunda a sexta, às 10:30 e as 23:30 na 107.5 FM!
Quem sabe você não ouve um pouco mais sobre Aleílton Fonseca?
(Roteiro: PAULO TROCOLI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário